segunda-feira, 22 de março de 2010

El Ávila, a norte de Caracas

Incêndio consumiu 80 a 100 hectares de parque nacional
por Lusa - Hoje
Os bombeiros venezuelanos apagaram um incêndio que desde a tarde de domingo consumiu entre 80 e 100 hectares em El Ávila, a montanha que separa, pelo norte, a cidade de Caracas do Oceano Atlântico.
Segundo o director nacional da Protecção Civil da Venezuela, Luís Díaz Curbelo, o combate às chamas teve lugar durante toda a noite mas "afortunadamente uma ligeira descida da temperatura e a mudança dos ventos ajudou os bombeiros a apagar o fogo".
No combate às chamas participaram efectivos dos Bombeiros do Distrito Capital, dos Bombeiros Florestais, dos Bombeiros Voluntários e dos Bombeiros de Miranda, em conjunto com a Guarda Nacional (polícia militar) e a Protecção Civil.
Declarada como parque nacional em 1958, a montanha estende-se desde Caracas até ao vizinho Estado de Miranda, sendo emblematicamente considerada o pulmão da capital venezuelana.
Rica na sua fauna e chamada pelos indígenas de Guaira Repano (serra grande) o seu ponto mais alto é o Pico Naiguatá (2675 metros acima do nível do mar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário