quarta-feira, 3 de março de 2010

ERUPÇÕES VULCÂNICAS

Sismo pode desencadear erupções vulcânicas
Hoje

Nos próximos 12 meses haverá mais actividade vulcânica no país. Isso aconteceu sempre a seguir a grandes sismos no passado.
Ao sismo de sábado pode seguir-se agora um período de grande actividade vulcânica no Chile. É pelo menos essa a expectativa de cientistas que estudaram a questão.
"Estamos à espera de ver um aumento na actividade vulcânica nos próximos 12 meses", afirmou o vulcanologista David Pyle, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, citado pela New Scientist.
A relação entre os dois fenómenos foi observada pela primeira vez por Darwin, que descreveu, justamente, o recrudescimento da actividade vulcânica naquele país, na sequência de um grande sismo ocorrido na região costeira chilena, em Fevereiro de 1835. Darwin constatou que alguns vulcões inactivos entraram a seguir em actividade, e os que estavam em erupção tornaram-se mais violentos.
A equipa coordenada por David Pyle avaliou vários acontecimentos sísmicos violentos nos últimos cem anos, no Chile, e verificou que a relação se confirma. Aconteceu em 1906, após um abalo de 8,3 na escala de Richter e também em 1960, a seguir a um terramoto que atingiu os 9,5 na mesma escala.
O de 1960, além de ter desencadeado um período de maior actividade vulcânica, produziu também nas horas imediatas um grande tsunami que se propagou no Pacífico e vitimou 200 pessoas no Havai, Filipinas e Japão.
No sábado, temeu-se uma onda gigante idêntica através do oceano, dada a magnitude do sismo (8,8), mas o tsunami foi menor do que se esperava. Os cientistas pensam que isso ficou a dever-se à extensão da ruptura na falha, que se produziu ao longo de 350 quilómetros. A ruptura (na mesma falha) no sismo de 1960 estendeu-se por 1600 quilómetros.
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário