sábado, 9 de fevereiro de 2013

APROVEITE 10 BENEFÍCIOS DA BICICLETA

APROVEITE 10 BENEFÍCIOS DA BICICLETA
Pode ser bike ou spinning, seu corpo agradece os movimentos vigorosos do esporte

As aulas de spinning estão entre as mais disputadas nas academias, enquanto as ciclovias somam cada vez mais adeptos. Não resta dúvida: pedalar está com tudo. “A bicicleta oferece muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar, dificilmente uma pessoa que começa a pedalar consegue ficar sem o exercício”, afirma o personal trainer Eduardo Colmanetti. Isso acontece porque uma das marcas fortes da bike é a diversão: a maioria das pessoas aprende a andar de bicicleta quando criança e essa sensação de brincadeira e liberdade acaba permanecendo.
Quem ganha com isso? De acordo com o personal trainer Eduardo Colmanetti, o seu corpo e a sua saúde, que têm a chance de experimentar os efeitos de um esporte completo. “A bicicleta trabalha o condicionamento cardiorrespiratório e os principais músculos do corpo, incluindo pernas e abdômen”, afirma o especialista. A barriga contraída e a respiração cuidadosa evitam dores nas costas e problemas de postura. Veja abaixo as dicas do personal trainer e descubra os possíveis benefícios que as pedaladas podem render e aproveite para entrar em forma de uma maneira leve.
1. Auxilia no emagrecimento: deixar o corpo em forma e perder gordura são dois objetivos atendidos pela bicicleta. Uma hora de pedalada em ritmo moderado queima cerca de 300 calorias, gasto que pode aumentar de acordo com o terreno (no caso da bike) ou da carga usada numa aula de spinning. Terrenos mais acidentados e com subidas oferecem resistência maior, por isso queimam mais – mas evite pegar pesado logo no início, seu corpo pode reagir com uma lesão.
2. Fortalece o coração: a bicicleta oferece um bom mix entre atividades de resistência muscular e treino aeróbio. As pernas e o abdômen trabalham duro para você aguentar o tranco, enquanto o músculo cardíaco – sim, o coração também é um músculo! – é estimulado para melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório.
3. Regula o intestino: o movimento contínuo das pernas enquanto você pedala faz uma espécie de massagem no seu intestino, que passa a trabalhar melhor. Mantenha uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras para completar a fórmula ideal da boa digestão.
4. Controle da ansiedade: pedalar é um exercício puxado, que exige bastante do seu corpo. Uma das respostas a este estímulo está relacionada à produção de hormônios que trazem bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta ou fazer aulas de spinning, pelo menos, três vezes por semana garante dias com menos estresse e ansiedade sob controle nas horas de tensão.
5. Melhora do sono: as atividades físicas, em geral, contribuem para aumentar a qualidade do sono. Não necessariamente você passa a dormir mais, mas as horas de repouso são mais eficientes, a sensação de descanso cresce. Por trás do efeito mágico, duas explicações: o aumento da descarga dos neurotransmissores que geram relaxamento, e o próprio cansaço do corpo, que precisa se recuperar do esforço realizado.
6. Controle do diabetes: pedalar não vai fazer você ficar livre dos medicamentos para controle da glicemia, mas pode contribuir para que a dosagem dos remédios fique menor, diminuindo sua dependência a aplicações de insulina, por exemplo. Em casos como este, o acompanhamento médico rigoroso é fundamental não só para avaliar os efeitos do esporte no organismo como para rever a prescrição de medicamentos se for necessário.
7. Definição muscular: as pernas são as mais exigidas durante o treino e reagem com músculos bem definidos – não obrigatoriamente há aumento de massa muscular. Mas o abdômen também pode secar e ficar bem definido, isso graças à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões por má postura no selim.
8. Pulmões de atleta: o esforço que a bicicleta exige não é brincadeira, terrenos planos e sem acidentes são mais indicados para quem pedala na rua. No spinning, as cargas devem ser aumentadas aos poucos e sempre nos intervalos de pedaladas mais leves. Quem pedala com frequência melhora o fôlego, respira melhor e pode diminuir a necessidade de medicamentos para falta de ar (no caso de quem tem asma).
9. Pele mais jovem: o coração fortalecido e os pulmões permitindo uma respiração com mais qualidade tornam todo o seu metabolismo mais eficiente. Isso significa que a renovação as células é feita mais rapidamente e a eliminação das toxinas acontece mais depressa, problemas como as olheiras causadas pela má circulação tendem a diminuir ou até desaparecer.
10. Combate a retenção de líquidos: quanto mais você pedala, mais o seu metabolismo acelera. Cultivando uma boa hidratação (durante o treino e fora dele), seu corpo tende a otimizar todos os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas. Os rins funcionam melhor e a retenção de líquidos deixa de incomodar.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário